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Gestão de Projetos

Gestão de Projetos

Gestão de Projetos

Essa é uma metodologia muito interessante, praticada a exaustão em empresas privadas no Brasil e no exterior, mas que poderia ser incorporada, também, no serviço público brasileiro.  De forma geral, funciona mais ou menos assim. Todo projeto tem começo, meio e fim. E deve considerar pelo menos 10 áreas de conhecimento, se formos seguir a recomendação internacional do PMI – Gerenciamento Internacional de Projetos.

INTEGRAÇÃO

Todos os fluxos de trabalho precisam ser organizados e convergirem entre si. Portanto, impossível falar que chegou a máquina de radioterapia, mas o hospital ainda não foi construído. No ESCOPO – Delimita-se o que será entregue com máxima precisão. Portanto, se sair o dinheiro para construir uma hidrelétrica, não pode ser entregue um Duplex na praia ou um Sítio. CUSTOS – Só se gasta o previsto e devidamente autorizado.

QUALIDADE

Determina-se critérios de satisfação do produto. Exemplo, porque a população do Minha casa, minha vida, deveria ficar feliz com uma casa sem encanamento? Em AQUISIÇÕES – Só pode comprar o que for autorizado, sob pena de indenizações. RECURSOS – Só pode trabalhar quem tiver efetiva competência e com uso de tecnologias adequadas. Em COMUNICAÇÕES – Informar especialmente, à população dona do dinheiro, sobre o andamento do serviço público. Por exemplo, pedir ao Tribunal de Contas para explicar porque menos de 7% do dinheiro desviado em Minas Gerais não é recuperado?

RISCO

Analisar diferentes cenários e ações preventivas, não só as corretivas.

CRONOGRAMA

Registrar e acompanhar cada passo. Jamais querer instalar uma janela, sem antes ter construído a parede. E quanto às PARTES INTERESSADAS – Identificar com seriedade as expectativas da população. Neste caso o Temer teria feito reforma política, e não a que ele chamou de trabalhista.

Precisamos ser ouvidos no que queremos e aprender a fiscalizar as ações dos nossos representantes. E é fácil trabalhar com competência, basta ser honesto para atuar dentro de suas esfera de autoridade, perceber-se como servidor público e prestar contas do que fizer.

karim