O objetivo principal da Avaliação de Desempenho é promover o melhor

desempenho individual e coletivo de acordo com as demandas comportamentais e técnico-operacionais da organização.

O ideal é que as primeiras Avaliações de Desempenho não gerem impacto considerável sobre as promoções. Essa metodologia de avaliação visa identificar falhas nas condições de trabalho e na capacidade de resposta do avaliado; assim como pede muita maturidade técnica e emocional dos avaliadores.

Um boa avaliação de desempenho começa pelo menos um ano antes da sessão de feedback. É importante que esteja claro para o avaliado e para os avaliadores quais são as regras do jogo. Uma das situações mais frequentes em uma reunião de avaliação de desempenho é encontrar profissionais dizendo: “- Eu não sabia que era para entregar isso.” Ou “- Eu não sabia que era para fazer isso dessa forma.”.

Mais de 70% dos pedidos de demissão tem relação direta com a insatisfação do empregado para com o estilo de liderança de seu gestor. Apesar de no senso comum, as pessoas considerarem que fulano pediu demissão da empresa, na verdade, ele pediu demissão foi do chefe. Dessa forma, é essencial que haja a avaliação de 360º graus.

Essa avaliação coloca como avaliadores o próprio avaliado na condição de autoavaliador. E na condição de heteroavaliadores estão: pelo menos dois níveis de gestão acima do avaliado e, se não todos, pelo menos alguns pares do avaliado – colegas de mesmo nível hierárquico e, clientes e fornecedores internos e externos também deverão atuar na avaliação.

O questionário deve proporcionar uma análise estatística e qualitativa do desempenho apresentado, conforme as diferentes relações funcionais. E a sessão de devolutiva ou sessão de feedback, deve ser objetiva e construtiva. É importante que esteja claro para todos os envolvidos que o gestor imediato do avaliado é corresponsável pelo seu desempenho e por suas novas metas. Melhore os resultados de suas avaliações de desempenho.

Os principais benefícios se referem à:

  • Identificação de forma qualitativa e quantitativa em relação ao desempenho de cada profissional, segundo a percepção dos profissionais diretamente impactados por seu trabalho. (Avaliação 360º.)
  • Aconselhamento (Feedback) direto e específico sobre o que melhorar no desempenho, com construção de um Plano de Melhoria.
  • Identificação de necessidades de treinamento.
  • Identificação de quais profissionais podem ser promovidos e/ou transferidos e em quais condições.
  • Geração de informações para o Plano de Cargos, Carreiras, Salários e Benefícios.

 

Para implementar a Avaliação de Desempenho é necessário que:

  • Todos os participantes já tenham participado dos treinamentos de melhoria profissional há mais de seis meses.
  • Sempre seja feita uma Avaliação de Desempenho em nível de 360º.
  • A aplicação e análise do desempenho sejam coordenadas por uma empresa especializada.
  • Seja instituído um comitê de avaliação para validar os documentos e providências decorrentes.
  • A primeira Avaliação de Desempenho não gere impacto no Plano de Cargos e Salários, pois a empresa ainda está se educando na nova metodologia.
  • Haja acompanhamento do desempenho diariamente.

Formato

Baseado em entrevistas, questionários, roteiros de trabalho e reuniões com o comitê de avaliação.

Produto

Avaliação individual e coletiva do desempenho da empresa com indicação de ações por item avaliado.

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Para sua empresa

Pesquisa de Clima Organizacional
Análise quantitativa e qualitativa dos níveis de satisfação e necessidades da equipe, em relação ao estilo de gestão adotado por seus líderes.
Avaliação de Desempenho
Promover o melhor desempenho individual e coletivo de acordo com as demandas comportamentais e técnico-operacionais da organização.
Identidade Organizacional
Consolidar ou redefinir a imagem da empresa perante seus funcionários, fornecedores e clientes.
Educação Corporativa
Promover a melhoria dos resultados organizacionais através de lideranças mais competentes.
Aconselhamento Profissional
Sessões individuais de 50 minutos para orientar na escolha de boas decisões e no planejamento de uma carreira bem sucedida.
Consultoria
Consultores de empresas são como médicos de pessoas. De acordo com a especialidade de cada um é possível apresentar o diagnóstico e a formulação de soluções. Nossa especialidade é Desenvolvimento Profissional.

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