Aprenda a fazer um bom currículo – Matéria publicada no Estado de Minas

Aprenda a fazer um bom currículo – Matéria publicada no Estado de Minas

Aprenda a fazer um bom currículo

LAYOUT
Apresente um currículo impresso em computador, em folha branca, de tamanho A4, com no máximo três páginas. Não é necessário colocar no cabeçalho do documento que trata-se de um currículo.

NOME COMPLETO
Logo na parte superior, coloque seu nome completo, em caixa alta e em negrito.

ENDEREÇO E OUTRAS INFORMAÇÕES
No início do currículo também devem aparecer informações gerais como seu título (no caso de curso superior), naturalidade, estado civil e número de filhos, assim como a idade. Facilita colocar na frente da idade a data de nascimento, o que pode ajudar o recrutador a fazer algumas relações com sua formação. Se a vaga que está concorrendo exige carteira de motorista, coloque a categoria de sua habilitação aqui. Na mesma área, mas do lado direito, indique seu endereço, telefone e e-mail. Nada de redes sociais.

ÁREAS DE COMPETÊNCIA
Cite, em tópicos, suas áreas de atuação. A ideia aqui é mostrar que tipo de serviço está capacitado a fazer.

ÁREAS DE INTERESSE
Nas áreas de interesse, por outro lado, a ideia é citar, também em tópicos, as área em que gostaria de atuar ou continuar atuando.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Cite, em tópicos, suas principais realizações profissionais. Descreva o que fez no emprego e não como fez. Para candidatos a cargos gerenciais esse item é especialmente importante. Use o espaço para descrever, de forma sucinta e mensurável, alguma conquista importante. Por exemplo: Aumento de 30% das vendas durante a gestão de determinada área.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
O curso mais recente deve abrir a lista, sendo o mais antigo o último da relação. Coloque sempre o nome da instituição, o ano de conclusão do curso, a cidade e o estado.

HISTÓRICO PROFISSIONAL
Aqui também a empresa onde trabalhou por último deve vir na frente, e assim por diante. Indique o nome da empresa com letra maiúscula. Cite seu cargo, a data de entrada e saída (basta mês e ano) e suas principais atribuições. Se passou rapidamente por um emprego e houver uma justificativa avalie a possibilidade de explicar de forma bem objetiva. Por exemplo: (substituição de férias) ou (redução de quadro) ou ainda (encerramento das atividades da empresa). Quem trabalhou em uma mesma empresa em períodos diferentes, deve manter o formato, colocando cada atuação como uma experiência diferente.

OUTROS CURSOS
Cite do mais recente para o mais antigo. É aqui que entram cursos de idiomas, informática ou cursos específicos para a realização do seu trabalho. Colocar a carga horária é opcional. Se houver espaço, vale à pena.

ASSOCIAÇÕES

Se participa, ou participou, de alguma associação ou filiação técnica cite nesta área. Por exemplo: Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

TEXTOS OU LIVROS PUBLICADOS

Se tem livros ou artigos publicados em periódicos importantes, cite-os nesta área. Se não faz parte da sua realidade profissional, exclua o item.

REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS
Indique nome e sobrenome de colegas de trabalho, antigos gestores e mesmo professores que podem passar referências sobre sua atuação profissional. Esse tipo de referência é especialmente importante para candidatos de nível médio. Indique, no máximo, seis nomes, nunca de parentes. É ideal avisar essas pessoas que seus nomes constam na sua lista de referências, para que não sejam pegos de surpresa.

CIDADE, DATA E ASSINATURA
Finalizando o currículo, indique a cidade, data e assine abaixo o seu nome completo, de forma virtual ou manuscrita, caso o currículo seja entregue pessoalmente.

Matéria publicada no jornal Estado de Minas / Diário Associados

Download dos arquivos:

 

Fonte: Soraya Gervásio Consultoria

Leave a Comment

*

*

dois × 3 =

*Required fields Please validate the required fields