Coaching Executivo com Mapeamento de Competência

Coaching Executivo com Mapeamento de Competência

Coaching é um processo de aprendizagem que trabalha com 3 sujeitos, tem prazo determinado, ferramental regulamentado, e visa o aumento da realização profissional dos envolvidos.

O processo de aprendizagem do Coaching é individualizado, pessoal e intransferível. Normalmente a metodologia empregada passa pela orientação ou aconselhamento diretivo ou indutivo.

O Coaching envolve basicamente 3 sujeitos.

O Coach (orientador profissional), o Coahee (cliente orientado) e o Mercado (espaço onde o Coachee aplicará suas orientações). O perfil ideal de Coach é o de um profissional com formação acadêmica preferencialmente nível de mestrado na área em que prestará aconselhamento; bem como, especialização formal em Orientação Educacional e Vocacional. Além desta formação acadêmica regulamentada pelo MEC é muito importante que já tem exercido funções de gerência ou diretoria nos assuntos que prestará atendimento. Em termos emocionais, deve ser um profissional saudável e que esteja em constante processo terapêutico para que seus assuntos e demandas pessoais não se misturem ao momento de seu cliente.

Quanto ao mercado é preciso considerar o grau de adequação do coachee em relação às peculiaridades do mercado pretendido. O Coachee normalmente é um sujeito que deseja assumir a liderança de sua carreira e se libertar dos jogos empresarias, tem história, sonhos e traumas. Por isto, entender o mercado onde o coachee atua é pré requisito para considerar o contexto e as especificações da cadeia de valor: comportamentos, produtos e serviços inerentes à empresa onde trabalha, o segmento inserido, fornecedores, clientes, concorrentes, legislação entre outros elementos.

A definição do prazo é de suma importância, pois Coaching não é terapia. Há 3 fases distintas e complementares. A primeira é determinada pela identificação e registro de objetivos elaborados pelo coach e o coachee, considerando o mercado profissional; em segundo lugar é feito o laudo para Mapeamento de Competências usando testes e inventários regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia; roteiros de entrevista psicológica e de cunho gerencial; questionários e dinâmicas de grupo. A terceira e última etapa considera a devolutiva do laudo para explicação sobre o perfil do sujeito, a construção do Plano de Melhoria Profissional e por fim, sessões de monitoramento do desempenho.

Um bom laudo deve responder de forma quantitativa e qualitativa pelo menos a estas perguntas:

  1. Qual é a minha vocação e o impacto disto no meu comportamento?
  2. Qual é o meu estilo gerencial?
  3. Sou produtivo e em caso de melhoria, devo fazer o que?
  4. Como estou gerenciando minha vida pessoal?
  5. Como estou conduzindo meus processos de trabalho?
  6. Como envolvo pessoas para produzir resultados?
  7. Qual é a qualidade dos meus resultados?

Caso você faça parte do time que deseja ser mais feliz em sua carreira, faça Coaching.

 

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