Mapeamento básico de perfil – Algumas considerações

Mapeamento básico de perfil – Algumas considerações

Nosso modelo clássico de Mapeamento de Competências envolve análise vocacional e mapeamento de 32 competências distribuídas em quatro grandes grupos de gestão, a saber: Gestão de Si Mesmo; Gestão de Processos; Gestão com Pessoas e Gestão para Resultados. Neste programa que estamos oferecendo para cumprimento em dezembro de 2013 a janeiro de 2014, vamos trabalhar com a seguinte referência de estrutura comentada.

DADOS PESSOAIS

Nome, idade, formação, cargo, função. Situação atual e pretendida. Em geral duas dificuldades recorrentes são: estar num cargo em que as atribuições não estão claras e, dificuldade para identificar os objetivos pretendidos.

TENDÊNCIAS VOCACIONAIS

Comecei a estudar a matéria em 1984 dentro do curso de Pedagogia – que antes era dedicado também à educação de adultos. E logo depois, em 1987, fiz especialização em Orientação Educacional e Vocacional em 1987. Até hoje, continuo a avaliar muitas vocações e planos de carreiras.

Do Instituto de Educação, hoje UEMG, ainda me lembro da irrefutável e atemporal importância dos testes. Porém, o que de mais bonito aprendi foi que a história de vida do sujeito já dava muitas pistas sobre a sua vocação, isso se quisermos entender vocação e profissão como missão de vida. Por isso, é importante que na entrevista sejas acolhidas as circunstâncias de vida nas quais foram sendo moldadas as competências e a personalidade de cada sujeito.

O que vou dizer não pode ser visto como regra, apenas uma divulgação de alguns exemplos. Uma criança que viu sua família perder todo o dinheiro que tinham para um banco, na primeira oportunidade de estudo, foi ser contabilista e depois contador. E hoje trabalha num importante conselho regional. Ela acredita que as pessoas precisam entender melhor suas finanças e se garantir ao longo do tempo. Para ela, balanços e balancetes não devem ser maquiados. Outro caso foi de um menino que viu sua mãe e irmãos terem que se vender para o tráfico, virou juiz de direito, e hoje trabalha pela liberdade de inocentes sociais.

Uma filha de dentista com um médico que de tanto ouvir as lamúrias dos pais sobre as dificuldades físicas da profissão, falou que faria qualquer curso, menos medicina e odontologia. Chegou aqui balançando seu diploma de engenheira de produção, triste, vazia e desolada. Mas quase me bateu quando eu lhe disse que sua vocação era forte para a área de saúde. Hoje ela é uma feliz e bem sucedida gerente de uma multinacional que produz máquinas e equipamentos para a área de saúde.  Portanto, se você ainda não sabe quais são suas áreas vocacionais, contrate alguém para lhe aplicar bons testes e peça a essa pessoa para conversar com seu passado. O resultado provovará um altíssimo índice de acerto.

 

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS

Trabalharemos com 4 Grupos de Gestão. Observe que a primeira é Gestão De Si Mesmo, porque só gerencia bem pessoas, processos e resultados quem antes, dá conta de si mesmo.

 

1 GESTÃO DE SI MESMO

 

1.1 Autoconhecimento: Interesse para se aceitar.

1.2 Gentileza: Capacidade de se admirar e respeitar seus desejos e limites.

1.3 Motivação: Disposição pessoal e intransferível para ser feliz.

1.4 Resiliência: Capacidade de se reorganizar após situações difíceis.

 

2 GESTÃO DOS PROCESSO

 

2.1 Diagnóstico: Identificação dos problemas e suas prováveis causas.

2.2 Programação: Distribuição e ação organizada de suas tarefas no tempo real.

2.3 Monitoramento: Acompanhamento sistemático de processos, comportamentos e resultados.

2.4 Correções: Aplicação de medidas corretivas e preventivas.

 

 

3 GESTÃO COM PESSOAS

3.1 Comunicação: Capacidade para ouvir, entender, refletir e se fazer entendido para o outro.

3.2 Negociação: Capacidade de manter o foco e a ética na obtenção dos resultados.

3.3 Liderança: Capacidade de identificar as diferenças e promover a interdependências entre todos.

3.4 Coerência: Capacidade de compartilhar e garantir os deveres e direitos de todos, começando por si.

 

 

4 GESTÃO PARA RESULTADOS

4.1 Percepção: Capacidade para identificar alterações e necessidades no ambiente interno e externo.

4.2 Planejamento: Capacidade de equilibrar metas e recursos para atingir resultados.

4.3 Inovação: Capacidade de criar e construir soluções diferentes sem perder o foco.

4.4 Decisão: Capacidade de fazer escolhas assertivas e oportunas ao longo do processo.

 

 

PLANO DE AÇÃO?

A cereja do bolo! Personalizado visa conciliar as possibilidade do sujeito às demandas de seu cargo ou de seu futuro cargo.

 

Leave a Comment

*

*

3 + onze =

*Required fields Please validate the required fields