Caching para todos os gostos

Caching para todos os gostos

Existem muitas definições para Coaching. Já vi do bate papo até a massagem nos pés… Prefiro o entendimento de Coaching como uma metodologia de trabalho que envolve entrevistas, testes, questionários e observação dirigida. Tudo isso aplicado por uma equipe multidisciplinar para ajudar o Coachee (cliente ativo e objeto de estudo) a melhorar seu desempenho no ambiente de trabalho. Para nós, Coaching não é terapia, apesar de ser terapêutico. Isso porque possibilita a reflexão e responsabilização sobre suas escolhas. Infelizmente, às vezes, a dor é inevitável, mas se predestinar ao sofrimento… é uma escolha.

 

Em primeiro lugar é muito importante conhecer de forma estruturada o potencial vocacional, as competências já instaladas e os limites técnicos e emocionais. Em segundo lugar, procurar entender o mercado de trabalho. Cargos vivem em constante mutação e trabalho não some, apenas muda de lugar. Também é essencial respeitar a natureza de seus clientes internos e externos. O mercado não quer comprar tudo de bom que você tem a oferecer, ele quer comprar apenas o que precisa para se satisfazer, seja por necessidade expressa ou latente.

 

Há alguns dias atendi um gerente de banco que estava angustiado. Ele esta dividido entre a vontade de superar a meta mensal concorrendo assim, ao primeiro lugar e, a dúvida sobre ignorar, ou não, o perfil de seus clientes na hora de ofertar os produtos e serviços. Como sua Coach fui direta:  “Cuidado, é melhor perder o primeiro lugar à arriscar sua  credibilidade junto aos clientes.”

 

Neste simples relato é possível abstrair algumas lições:

  • Um profissional pode ser bem sucedido sem, com isso, precisar enganar o cliente.
  • Para o mercado e as empresas, fazer pressão faz parte da regra do jogo; porém, em geral, quem dita o limite é a ética pessoal de cada um.
  • Ser bom é ocupar uma posição no quadrante médio a superior. Observe com mais atenção àqueles que sempre estão no primeiro lugar.
  • Cuidado com o Coach que desconsidera os resultados de médio e longo prazo e fala somente o que é mais fácil para você ouvir.

 

Enfim, vida de Coach não é fácil. É preciso ilibada idoneidade moral, estudar muito e todos os dias, já ter ocupado funções de liderança nas áreas em que vai aconselhar e, na maioria das vezes, terá que sugerir aos seus clientes o caminho certo, o que não é fácil quando o cliente deseja fazer, apenas, o que lhe for mais fácil. Como estou no mercado há muitos anos garanto que: sempre existirão muitas opções de soluções. Dentre elas, procure aquelas em que você possa fazer certo, a coisa certa. Isso significa garantir o seu futuro.

Leave a Comment

*

*

dezessete − 13 =

*Required fields Please validate the required fields