Administração do tempo ou dos sentimentos?

Administração do tempo ou dos sentimentos?

A gestão do tempo tem relação direta com a gestão de nossos sentimentos. Quer avaliar a gestão de seu tempo? Observe a sua mesa, suas gavetas, seus amigos, seus amores e sua caixa de e-mail… Desta forma você perceberá se está conduzindo sua agenda ou sendo conduzido pelas demandas dos outros.

Durante meu trabalho ouvi muitas pessoas, mas quero compartilhar a fala de duas pessoas que apresentavam dificuldades diferentes, mas bem interessantes. Um experiente presidente de uma multinacional disse que quanto maior o cargo, menor a autonomia. E isso é uma verdade. Neste universo de poder, são tantas as conciliações a serem feitas, que a gestão do tempo está mais para a conveniência do político do que propriamente para o que é correto.

E o outro relato, foi de uma empresária sem tempo. Quando lhe perguntei as prováveis causas desta falta constante de tempo ela refletiu, chorou e me disse com a objetividade costumeira: “Tenho que me ocupar para não pensar na vida, se eu tiver tempo para pensar, vou chorar. Minha vida está muito ruim…”

Assim, é fácil entender que cada um tem seu momento de vida, objetivos e conveniências, portanto não cabe qualquer intenção de julgamento, apenas, a sugestão para reflexões. De forma geral, os principais motivos para a dificuldade em gerenciar bem o tempo estão relacionadas à baixa estima. Ela induz o sujeito a aceitar todos os pedidos para não correr o risco de “magoar” o outro. Outra causa é à indefinição dos papéis entre colegas e familiares, objetivos mal definidos e à incompetência para entregar o que foi combinado.

Se você quer melhorar a gestão do seu tempo, comece olhando suas gavetas, sua caixa de e-mail e sua relação com as outras pessoas. Você é organizado e feliz? Eu não sei, mas com certeza você sabe. Que tal aproveitar esta virada de ano e também virar o jogo a seu favor? Escolha situações de prazer e busque encaixá-las em sua agenda. Liste seus limites, quanto mais os respeitar, mais você será respeitado pelos outros.

Leave a Comment

*

*

17 + 10 =

*Required fields Please validate the required fields